Salão Paranaense premia artistas PIPA

Os artistas Pablo LobatoPaulo NenflídioFábio BaroliGabriela NoujaimMichel Zózimo, participam da 64º edição do Salão Paranaense, com abertura marcada para o fim de novembro deste ano.

Os 20 artistas selecionados para a 64º edição do Salão Paranaense retratam um panorama da atual produção brasileira nas artes plásticas. As propostas escolhidas contemplam diferentes estados brasileiros, entre eles Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Os trabalhos serão expostos de 29 de novembro de 2012 a 28 de abril de 2013 no Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR).

Pablo Lobato, de Belo Horizonte (MG), e Paulo Nenflídio, de São Bernardo (SP), foram contemplados com o Prêmio Aquisição e as obras dos dois artistas irão integrar o acervo do Museu de Arte Contemporânea. Os artistas Daniel Duda, de Curitiba (PR), e Mariana Marcassa, de São Paulo (SP), receberam o prêmio Residência Artística em Londrina e Curitiba, respectivamente.

Os demais artistas selecionados são: Ana Mazzei (São Paulo/SP), Arthur Tuoto (São Paulo/SP), Bruno Vieira (Recife/PE), Camila Soato (Brasília/DF), Carlos Tullio (Curitiba/PR), Chico Togni (São Paulo/SP), Fábio Baroli (Uberaba/MG), Fernanda Gassen (Porto Alegre/RS), Fernanda Magalhães (Londrina/PR), Fernando Piola (São Paulo/SP), Gabriela Noujaim (Rio de Janeiro/RJ), Gustavo Torrezan (Piracicaba/SP), Michel Zózimo (Porto Alegre/RS), Regina Parra (São Paulo/SP), Romy Pocz (Porto Alegre/RS) e Rubens Espirito Santo (São Paulo/SP).

O comitê curatorial que analisou os trabalhos foi composto pelos profissionais Denise Bandeira, Maria José Justino, Lizette Lagnado, Norma Grinberg e Paulo Herkenhoff, todos com reconhecida atuação na área das artes visuais. O critério de escolha contemplou a qualidade e contemporaneidade das obras. O comitê optou por trabalhos que dialogassem com o social e que pertencessem a diversas linguagens, distintos repertórios e multiplicidade de suporte, sem prejuízo das expressões tradicionais.


Prêmio
O Salão Paranaense é realizado pela Secretaria da Cultura do Paraná (SEEC), por meio do Museu de Arte Contemporânea (MAC), e contempla 20 artistas, que serão premiados com o valor total de R$ 225 mil.
O evento foi criado em 1944 e passou a ser realizado pelo MAC em 1970. Em 2005 ele passou a ser bienal, ampliou a área de abrangência e instituiu prêmios a todos os artistas selecionados e convidados. Desde sua concepção original, o Salão acolhe propostas que apontam novos caminhos para as artes visuais.

Cronograma
Abertura do Salão: 29 de novembro de 2012.
Encerramento do Salão: 28 de abril de 2013.
Devolução das obras: de 06 a 28 de maio de 2013.
Fonte: SEEC



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA