Nesta quinta, na Pinacoteca | “Entre Reis, Imperadores e Princesas”

Entre Reis, Imperadores e Princesas – Os retratos e seus modelos no Brasil do século XIX. Com Elaine Dias, professora Doutora em História da Arte da UNIFESP. Dia 25 de julho de 2013, às 19h.

Os retratos das figuras de corte no Brasil foram pintados a partir de elementos bem definidos, entre os quais se destacam a presença marcante de atributos e a referência a outras pinturas já consagradas na história da arte internacional. Nessa palestra, a historiadora discute os aspectos artísticos e as funções sociais e políticas do retrato a partir das representações de D. João VI, Pedro I e as princesas Maria Isabel e Maria Francisca de Bragança. Antes da palestra visite a mostra “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo”

Elaine Dias é Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Especializou-se em Histoire de l’Art no Institut National d’Histoire de l’Art, em Paris, como bolsista Getty (2002-2003). É mestre em História da Arte e da Cultura (2001) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Capinas (1998). Concluiu pós-doutorado na Université de Paris IV – Centre André Chastel (Fapesp) e é pós-doutora pela FAU-USP (Fapesp). É atualmente docente no curso de História da Arte da UNIFESP – Campus Guarulhos.

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2
Tel: (+5511) 3324-1000



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA