“Empty House – Casa Vazia”, coletiva com participações de Adriano Costa, Erika Verzutti, Marcius Galan e Rodrigo Matheus

(Nova York, EUA)

O legado de um dos mais importantes movimentos da arte brasileira, o Neoconcretismo, é o ponto de partida para a exposição “Empty House – Casa Vazia”, na Luhring Augustine, em Nova York. Reunindo artistas de diferentes gerações, a mostra não se rende a uma obvia organização cronológica. Em vez disso, constrói um diálogo entre obras históricas icônicas e trabalhos mais recentes no campo da escultura. Adriano Costa, Erika Verzutti, Marcius Galan e Rodrigo Matheus são alguns dos destaques da coletiva, que vai de 27 de junho a 28 de agosto.

“Empty House – Casa Vazia” é exposição de esculturas que atravessa gerações de artistas brasileiros cujas obras se relacionam ao legado do Neoconcretismo. Desafiando o racionalismo e a objetividade universal da abstração antecedente, os artistas neoconcretos buscaram meios de se expressar que iam além das formas imutáveis do objeto e adotaram uma abordagem de modo a expandir o vocabulário da escultura.

A exposição não pretende contar uma história genealógica. Em vez disso, ela prioriza o experimental e o atual das obras apresentadas, assim como criauma atmosfera para diversos diálogos entre obras icônicas e afirmações recentes no fazer de esculturas contemporâneas. Esses trabalhos de conceito rigoroso e muitas vezes despretensiosos oferecem noções críticas sobre materialidade, tato e espaço. Eles se atraem através de uma mesma linguagem artística que enfatiza uma economia de recursos e, mais importantemente, uma sensibilidade lúdica.

Lista completa de participantes
A exposição é organizada pos Lucrecia Zappi e Donald Johnson Montenegro, e apresenta trabalhos de Waltercio Caldas, Lygia Clark, Raymundo Colares, Adriano Costa, Alexandre da Cunha, Amílcar de Castro, Willys de Castro, Antonio Dias, Marcius Galan, Fernanda Gomes, Jac Leirner, Rodrigo Matheus, Paulo Monteiro, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Mira Schendel, Tunga, e Erika Verzutti.

“Empty House Casa Vazia”, mostra coletiva com Adriano Costa, Erika Verzutti, Marcius Galan e Rodrigo Matheus
Abertura: 27 de junho
Em cartaz até 28 de agosto

Luhring Augustine
531 West 24th Street
T.: (212) 206-9100
info@luhringaugustine.com



Copyright © Instituto Investidor Profissional