“Crônicas Tropicais”, individual de Pedro Varela

(Paris, França)

A MdM Gallery recebe até outubro a segunda mostra individual de Pedro Varela em Paris, “Crônicas Tropicais”. O título é inspirado pelo livro “Crônica de Nuremberg”, ilustrado de 1493 que conta a história mundial misturando, da maneira característica da época, elementos reais e imaginários.

Em Crônicas Tropicais, o artista brasileiro conta uma história não-linear de um universo tropical de acordo com a perspectiva estereotipada de um homem da Renascença que, de certa forma, deixou resquícios nos dias atuais. Não à toa seus papiers collés da flora latino- americana, onde cada elemento é fixado por agulhas, evocam os objetos exóticos exibidos nos gabinetes de curiosidade dos eruditos europeus.

O título da exposição se inspira na Crônica de Nuremberg, livro ilustrado de 1493 que conta a história mundial misturando, da maneira característica da época, elementos reais e imaginários. Como colagens psicodélicas, às vezes em preto-e- branco e em cores, as imagens de Pedro Varela formam emaranhados de referências históricas e fictícias do Novo Mundo. Nas suas paisagens e naturezas mortas, é difícil distinguir as plantas exóticas e construções reais daquelas que somente existem no espírito criativo do artista.

Na continuação dos trabalhos expostos recentemente em mostras na galeria Enrique Guerreiro e na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, o artista introduz pela primeira vez elementos figurativos e geométricos. Seja através da imagem de Cunhambebe e de Vladimir Herzog ou ainda nas modernas formas triangulares e ondulares, a rede de referências de Pedro Varela formam paisagens mentais que projetam os fantasmas e desejos não só do estrangeiro como de si mesmo.

“Crônicas Tropicais”, individual de Pedro Varela
Em cartaz até 10 de outubro

Galeria Maria do Mar Guinle
Rue Notre-Dame de Nazareth, 6 – Paris
Visitação: de terça a sábado, das 11h às 19h e por marcação de horário
T: +33 954592377



Copyright © Instituto Investidor Profissional