“Ocupação Total” apresenta exposições individuais por sete artistas

(Rio de Janeiro, RJ)

O Paço Imperial recebe sete novas mostras individuais simultâneas até fevereiro de 2016. Entre os artistas em cartaz estão Bruno Miguel, David Cury e José Bechara.

Captura de Tela 2015-12-18 às 2.35.15 PM

O Paço Imperial inaugura seu maior bloco de exposições da gestão da diretora Claudia Saldanha, com individuais de sete artistas contemporâneos: José Bechara, Célia Euvaldo, Renata Tassinari, David Cury, Cristina Salgado, Bruno Miguel e Amalia Giacomini.

Saiba mais:

BRUNO MIGUEL
Bruno Miguel apresenta duas instalações inéditas: “Essas pessoas na sala de jantar” e “Cristaleira”. “Essas pessoas…” é formada por 400 composições com peças de porcelana de vários países. As quatro centenas de peças são esculturas individuais, que nunca se repetem. Em uma sala vizinha, estará “Cristaleira” composta por 150 esculturas, também únicas, sobre uma prateleira de vidro que percorre as paredes do espaço expositivo. Essas são objetos utilitários de vidro e cristal (copo, taça, bowl, garrafa), preenchidos com resina de poliéster colorida com spray, que formam esculturas por encaixe, empilhamento ou justaposição. Em algumas esculturas, o artista retira o vidro que serviu de molde e usa a forma de resina na obra.

DAVID CURY
David Cury, artista piauiense, radicado no Rio de Janeiro, descreve conceitualmente sua instalação inédita, que ocupa três espaços do Paço Imperial, como uma “paisagem cívica negativa”. O eixo do trabalho são 15 textos irônicos sobre três formas de violência incorporadas ao nosso cotidiano: a social (“Aos que matam por hábito jamais os pardos foram tão alvos”), a política (“A ianque Dorothy Stang não voltou para casa”) e a moral (“Aqui o mal ao menos de impostura prescinde”).

JOSÉ BECHARA
A mostra reúne trabalhos inéditos e recentes do artista e ocupa a sala do térreo. A exposição conta com texto assinado por Luiz Camillo Osorio: “A poética de José Bechara, desde o começo de sua trajetória, é marcada por incorporações de materiais cotidianos transformados por uma intervenção plástica marcadamente construtiva.”

CRISTINA SALGADO
A carioca Cristina Salgado apresenta na Galeria dos Seletos do Paço Imperial, sua exposição chamada “No Interior do Tempo”. O curador Marcelo Campos identifica nessa exposição “um ir e vir de referências, uma antiga metalúrgica, o mobiliário inexplicável, trabalhos de momentos distintos da carreira da artista. Sobretudo, vemos a escolha por certa aridez, o que, imediatamente, coloca as paisagens no lugar de miragens.”

RENATA TASSINARI
A artista Renata Tassinari mostra 16 trabalhos, entre pinturas de grandes dimensões sobre acrílico e desenhos em óleo sobre papel japonês, inéditos no Rio de Janeiro, celebrando 30 anos de carreira. A curadoria é de Vanda Klabin, que fez um recorte da última década de produção da artista para a exposição do Paço Imperial.

CÉLIA EUVALDO
A artista apresenta conjuntos de cinco colagens e de cinco pinturas, datados de 2013 a 2015. Esses trabalhos da artista poderão ser vistos a partir do dia 17 de dezembro, às 18h30, na Galeria Gomes Freire e ante sala, do Paço Imperial.

AMALIA GIACOMINI
Giacomini investiga questões da percepção do espaço, da arquitetura e de suas representações, através de instalações e objetos. Seus trabalhos remetem a elementos abstratos – como linhas, pontos, grades, perspectivas, em que o ar atravessa e faz parte deles. A artista se propõe tornar visível o vazio ao espectador. Nessa individual no Paço Imperial, ela apresenta sete obras, entre as quais duas instalações inéditas.

“Ocupação Total”, com Bruno Miguel, David Cury e José Bechara
Em cartaz até 28 de fevereiro
Entrada franca

Centro Cultural Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48
Visitação: terça a domingo, das 12 às 19h
t: +55 21 2215-5231 | +55 21 2215-2093


Copyright © Instituto Investidor Profissional