“«OMO SAPIENS, MI OJO»”, de Marcelo Cipis

(São Paulo, SP)

KUNSTHALLE São Paulo recebe até janeiro a nova individual de Marcelo Cipis, “«OMO SAPIENS, MI OJO»”, em cartaz até janeiro.

convitekunsthalle

Leia abaixo texto de Iuri Pereira
O trabalho artístico de Marcelo Cipis há muito busca refletir as possibilidades de existência do artista e do objeto artístico em um mundo em que tudo deve devir mercadoria. Há em seu trabalho uma ficção industrial que projeta sobre o ideal do artista uma personalidade corporativa e midiática, Silvio Santos com Casas Bahia.

As ideias que composições como «OMO SAPIENS, MI OJO» reapresentam são conhecidíssimas porque circulam na produção artística mais relevante desde a segunda metade do século XX e por seguirem abertas no mundo atual, potencializadas pela afluência das imagens-coisas no mundo virtual.

Como sugerem as séries opositivas que ora celebram a troca universal de valores, ora apresentam a partilha do corpo do artista servido em postas para um público educado, essa convivência é agônica e passional. O consumo como ação polissêmica e o sacrifício como rito sem sentido se congregam.

O espaço da Vitrine, no caso deste trabalho, já sugere uma transferência de formas entre os corredores dedicados à detida apreciação das fine arts e os corredores feitos para a apressada coleta de mantimentos na mercearia ou no hipermercado. No espaço protegido da KUNSTHALLE São Paulo, o artista institui sua arena e provoca os produtos a se manterem validamente atraentes no espaço “errado”. Ao mesmo tempo, em registro mais “escolarmente” crítico, evidencia a apropriação pelos produtos industriais de valores da percepção pertencentes à arte. Assim, as curvas da embalagem do macarrão instantâneo, ou as cores e a explosão de alegria do sabão em pó.

Marcelo Cipis propõe o embate. Davi e Golias, mas sem Deus. E ele sabe que isso só pode terminar em massa de tomate.

“«OMO SAPIENS, MI OJO»”, de Marcelo Cipis
Em cartaz até 9 de janeiro de 2016

KUNSTHALLE São Paulo
Rua dos Pinheiros, 411 – Pinheiros
Funcionamento: quarta a sexta, das 11h às 19h; sábado, das 12h às 17h; fechado nos feriados
t: + 55 11 2339 8586
info@kunsthallesaopaulo.com


Copyright © Instituto Investidor Profissional