Finalistas do PIPA serão destaques brasileiros na Bienal de Veneza

Berna Reale

Luiz Camillo Osorio – conselheiro do PIPA e curador do MAM-Rio – e Cauê Alves anunciaram este semana os nomes escolhidos para representar o Brasil na próxima edição da Bienal de Vezeza. André Komatsu, Berna Reale (ambos finalistas do PIPA) e Antonio Manuel são os três artistas que vão ocupar o pavilhão brasileiro da bienal. “As escolhas refletem a intenção dos curadores de criar um diálogo entre um artista mais consagrado, caso de Manuel, e nomes em ascensão no cenário nacional, caso de Komatsu e Reale”. Veja a repercussão do anúncio na imprensa nacional – com matérias da Folha de São Paulo e do Jornal O Globo – saiba mais sobre os artistas, os curadores e a mostra que é um dos principais eventos da cena artística mundial.

O Globo e Folha de São Paulo repercutem anúncio dos artistas representantes do Brasil na 56ª Bienal de Veneza

AM

Depois de matéria publicada esta semana na Folha de São Paulo com o anúncio dos artistas escolhidos para representar o Brasil no pavilhão nacional da próxima Bienal de Veneza, o jornal O Globo e a própria Folha deram mais uma vez destaque à notícia. A coluna de Artes Visuais do O Globo destaca o pertencimento a uma história da conflituosa sociabilidade brasileira, comum aos três artistas escolhidos para representar o Brasil na 56ª Bienal de Veneza. Já a Folha, destaca a participação de Antonio Manuel na mostra. André Komatsu, Antonio Manuel e Berna Reale foram os artistas escolhidos pelo curador Luiz Camillo Osorio e seu assistente Cauê Alves. Saiba mais e leia as matérias na íntegra.

Site Artsy destaca participação do Brasil na Art Basel Miami Beach 2014

"Untitled (Gaze)", Maria Laet

O site Artsy publicou reportagem destacou a participação de galerias e artistas brasileiros, como a Galeria Leme e a artista Maria Laet, na Art Basel Miami Beach 2014. “O Brasil teve uma forte presença na Art Basel Miami Beach esse ano, assim como a América Latina mais amplamente. Com sua proximidade ao Sul e sua diversa demografia latina, as feiras em Miami sempre extraíram muito da região, mas esse ano, o Brasil implantou uma escala ainda maior no palco internacional da arte, espelhando o foco no crescimento institucional dos artistas sul-americanos pelo mundo”. Leia a reportagem completa.

Otávio Schipper recebe destaque por seu trabalho em exposição no Rio

Otávio Schipper

Em matéria no Jornal O Globo, Otávio Schipper recebe destaque pelo seu trabalho presente em “White Leaf/ Folha Branca”, exposição em cartaz no Rio de Janeiro. O texto afirma que Schipper “propõe um encontro com rostos e vozes do passado”, que com sua série “Memória ótica”, discute “temporalidade, imaginário e processo fotográfico a partir de uma abordagem científica, filosófica e existencial”. Veja a matéria completa.

Ultra Vie aponta Berna Reale entre os destaques na feira “Art Basel”

"Rosa Púrpura", por Berna Reale

A artista Berna Reale recebe destaque, ao lado de nomes como Cindy Sherman e Lucio Fontana, em lista da revista inglesa Ultra Vie que enumera os artistas favoritos dentre os presentes na feira “Art Basel”, em cartaz até domingo em Miami. “Trabalhando com instalações e performances, a temática das obras de Berna Reale são em sua maioria relacionados à violência. (…) As performances da artista são estruturadas em cima dessas inspirações através da criação de elementos que levam à estimulação.” Veja a matéria.

Assista ao novo vídeo especial sobre o espaço Pivô, em São Paulo

pivo

Neste vídeo vamos conhecer o Pivô, um espaço dedicado a arte sediado no edifício Copan. Encravado no centro novo de São Paulo, o Copan é um marco da arquitetura de Oscar Niemeyer, um dos mais conhecidos cartões-postal da cidade e tema de incontáveis discussões de arquitetura e urbanismo, que surpreendentemente manteve fechado durante vinte anos um espaço de 3,5 mil m2, hoje ocupado pelo Pivô. Como o espaço foi reativado, o que acontece lá dentro e como ele contribui para a reativação do centro de São Paulo através do vetor cultural? Assista ao vídeo para saber mais sobre essa história.

Leticia Ramos vence o Prêmio Novo Banco Photo 2014

Instantaneo Sequencial

Após um júri de seleção analisar o panorama da produção fotográfica de artistas em Portugal, no Brasil e em países africanos lusófonos, o prêmio Novo Banco Photo (antigo BESphoto) contemplou a artista Leticia Ramos como a grande vencedora de sua 10ª edição. Os selecionados foram convidados a produzir uma obra comissionada que está agora em cartaz em São Paulo. Além de obras da série “Nós sempre teremos Marte”, da artista vencedora, os trabalhos dos outros dois finalistas, José Pedro Cortes e Délio Jasse, completam a exposição.

Entrevista com o curador e professor Fernando Oliva | Vídeos especiais

1

Curador e docente (Faap), doutorando em História da Arte (ECA-USP), membro da equipe de curadores da 3ª Bienal da Bahia (2014) e diretor de curadoria do Centro Cultural São Paulo, Oliva foi membro dos Comitês de Indicação do PIPA em 2012 e 2014. Nesta entrevista o curador discute – entre outros assuntos – o papel dos agentes em torno dos artistas no fazer artístico, a evolução dos cursos superiores de Cinema e Arte Contemporânea no Brasil e a importância da construção de um discurso próprio para que o artista coloque seu trabalho no mundo. Assista à entrevista.

Último final de semana para visitar a exposição PIPA 2014

EXP_07

Este é o último final de semana para visitar a mostra do PIPA 2014 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. A exposição apresenta os trabalhos dos quatro finalistas desta edição, Alice Miceli, Daniel Steegmann Mangrané, Thiago Martins de Melo e Wagner Malta Tavares. Com linguagens, mídias e origens distintas, cada artista ocupa uma parte da sala destinada à mostra, que conta ainda com um espaço de convivência para a interação do público. Assista ao vídeo da montagem da exposição e veja o que cada artista fala sobre o que está expondo, saiba mais sobre os artistas e sobre a exposição.