Lista final de artistas participantes do PIPA 2015

Rodrigo Braga

Participam nesta edição do PIPA, 65 artistas indicados pelo Comitê de Indicação que concordaram com o Regulamento e entregaram a documentação dentro do prazo informado. A lista de participantes é bastante heterogênea, com artistas de regiões geográficas, idades e mídias diversas. Dentre os artistas, 28 participaram do Prêmio em outras edições enquanto os demais foram indicados ao Prêmio pela primeira vez este ano. Entre os participantes há dois que já foram finalistas: Wagner Malta Tavares em 2014; e Rodrigo Braga em 2012, quando foi eleito vencedor da categoria Voto Popular Exposição pelo público visitante do MAM-Rio. Veja a relação final de artistas participantes do PIPA 2015.

Ana Ruas participa do PIPA pela primeira vez em 2015

"Pic nic indoor", 2012, 75m2, látex sobre alvenaria, Ateliê Ana Ruas

A artista está concorrendo, junto a outros 64 artistas, ao PIPA 2015, em suas quatro categorias. Ruas já enviou imagens e texto para compor sua página aqui no site do Prêmio. Em breve será convidada a gravar uma entrevista exclusiva e contar um pouco mais sobre sua obra e carreira. Veja a página da artista, conheça alguns trabalhos e saiba em que categorias ela e os demais indicados ao PIPA 2015 estão concorrendo.

Parcerias com residências artísticas confirmadas para vencedores do PIPA 2015

Residency Unilited

Desde a criação do PIPA, o vencedor da principal categoria do Prêmio participa em um programa de residência artística internacional. Há três edições o programa escolhido é o da Residency Unlimited, em Nova York. Como vencedor do PIPA 2013, Cadu foi o primeiro artista enviado pelo Prêmio para a RU, e em breve Alice Miceli (vencedora do PIPA 2014) será a próxima. A partir do ano passado estabelecemos também uma parceria com uma residência que fica em território nacional – apesar de receber artistas de todo o mundo – que é parte do prêmio oferecido ao vencedor do PIPA Online. O programa acontece no Instituto Sacatar, em Salvador na Bahia, onde chegou esta semana o artista vencedor do PIPA 2014, Paulo Nimer Pjota. Saiba mais sobre os programas de residência para onde serão enviados os vencedores do PIPA e PIPA Online de 2015.

Novidade no PIPA Online e parceria mantida com Instituto Sacatar

"Permuta entre Dois Estados Temporais", 2013, 12ª Biennale de Lyon, França, obra de Paulo Nimer Pjota

Em 2014 a versão online do PIPA se desmembrou em duas categorias. A alteração será mantida no PIPA 2015. Dentre os prêmios oferecidos pelas categorias online está a participação no programa de residência artística do Instituto Sacatar, onde acaba de chegar Paulo Nimer Pjota, vencedor do PIPA Online 2014. Pjota ficará na Bahia, onde funciona o Instituto, por dois meses. Este ano uma alteração sugerida por artistas indicados em 2014 passará a ser adotada, mudando as regras da versão online do PIPA. Veja que alteração é essa e saiba mais sobre o Sacatar.

Vencedor do PIPA participa de residencia artística em Nova York

cadu

Desde a criação do PIPA em 2010, o vencedor da principal categoria do Prêmio participa em um programa de residência artística internacional. De 2010 a 2012, o programa escolhido foi o da Gasworks, em Londres. A partir de 2013, os vencedores passaram a participar do Programa da Residency Unlimited, em Nova York. Como vencedor do PIPA 2013, Cadu foi o primeiro artista enviado pelo Prêmio para a RU, e em breve Alice Miceli (vencedora do PIPA 2014) será a próxima. Assim como aconteceu com Cadu, durante o período em que estiver em Nova York, Alice Miceli concederá três entrevistas exclusivas a partir das quais poderemos acompanhar sua experiência. A parceria entre o PIPA e a RU deu certo, e por isso será mantida em 2015. O vencedor do PIPA este ano irá participar do programa em 2016. Saiba mais sobre a RU e veja os vídeos de Cadu contando um pouco sobre sua experiência em Nova York.

Anunciadas as obras dos artistas integrantes do Pavilhão Brasileiro na 56ª Bienal de Veneza

"O estado das coisas 2", André Komatsu

Foram anunciadas as obras dos artistas que integram o Pavilhão Brasileiro na 56ª Bienal de Veneza a serem exibidas na mostra “É tanta coisa que não cabe aqui”. O curador Luiz Camillo Osorio e o curador assistente Cauê Alves vão trabalhar com os artistas André Komatsu, Antonio Manuel e Berna Reale o principal critério para a escolha foi a relevância de suas poéticas na cena contemporânea e, ao mesmo tempo, o pertencimento a uma história, não só da arte, mas da conflituosa sociabilidade brasileira. Saiba mais.

Lista de artistas participantes na 6ª edição do Prêmio | Todos os dias novos nomes confirmados

Wagner Malta Tavares

Os nomes dos artistas indicados ao PIPA 2015 foram divulgados na segunda semana de março. Os artistas foram selecionados pelos membros do Comitê de Indicação, já que não há inscrições para o Prêmio. Para participar do PIPA 2015 e concorrerem nas quatro categorias, os artistas indicados precisam assinar o Termo de Compromisso, concordando com o Regulamento do Prêmio. Veja os 62 artistas já confirmados na sexta edição do PIPA e quais as categorias a que eles concorrem.

Virginia de Medeiros trabalha com a vídeo-instalação para tratar da diversidade humana

Virginia de Medeiros

Virginia de Medeiros é mais uma artista confirmada entre os artistas participantes da sexta edição do PIPA. Indicada pela primeira vez em 2014, Medeiros respondeu em vídeo – naquele ano – a uma pergunta da crítica e curadora Alejandra Muñoz que questionava “Como você escolhe as temáticas predominantes no seu trabalho?”. Em resposta, a artista aponta que tem na diversidade humana o grande foco do seu trabalho. “Eu me interesso por entrar em situações onde existe uma moral diferente dos padrões normativos, eu me interesso em conviver com essas pessoas e me afetar por esses códigos, e ver que conexão ou desconexão isso vai provocar em mim”, explica Medeiros. Assista ao vídeo.

Arthur Scovino | Mais um artista confirmado como participante do PIPA 2015

Arthur Scovino

Indicado pela primeira vez no ano passado, Arthur Scovino voltou a ser selecionado pelo Comitê de Indicação em 2015. O artista já assinou o Termo de Compromisso e com isso confirmou participação nesta edição do Prêmio. Em 2014, entrevistamos Scovino que falou de como a mudança do Rio de Janeiro para Salvador fez parte do seu projeto pessoal de “virar baiano” e é encarado por ele como uma espécie de residência artística “da vida real”. Na mesma entrevista, o artista fala também da sua relação com o disco de vinil e com o Instagram, e da correlação entre eles. Assista à entrevista e veja outros vídeos de trabalhos desenvolvidos pelo artista.

Débora Bolsoni participa do PIPA pela terceira vez

Debora

Débora Bolsoni foi indicada ao PIPA 2015 e já confirmou sua participação nesta edição. É a terceira vez que ela é indicada. Logo nas duas primeiras edições do Prêmio Bolsoni também fez parte da seleção de artistas indicados pelo Comitê de Indicação. Naquelas edições, a artista carioca concedeu entrevistas exclusivas ao Prêmio, e este ano será convidada a gravar um novo depoimento. Em 2013, Luiz Camilo Osorio escreveu o texto “Desejo de arquivos”, no qual falava da importância da memória, do arquivo, do registro dos acontecimentos, e sobre como os vídeos do PIPA têm essa intenção. Reveja as entrevistas de Bolsoni, e saiba um pouco mais sobre os vídeos do PIPA.