Artistas indicados ao PIPA 2015 | Faltam 4 dias para o anúncio

Alice Miceli

Faltam apenas quatro dias para conhecermos os artistas que irão concorrer à sexta edição do Prêmio IP Capital Partners de Arte – o PIPA 2015. Os nomes dos artistas serão divulgados na próxima semana, de segunda à sexta-feira (9 a 13 de março), em três boletins diários às 11, 15 e 19 horas. Os artistas que concorrem ao PIPA são indicados pelo Comitê de Indicação., já que não há inscrições. Os únicos artistas não elegíveis para concorrer ao PIPA são os vencedores do PIPA em outras edições: Renata Lucas (2010), Tatiana Blass (2011), Marcius Galan (2012), Cadu (2013) e Alice Miceli (2014). Todos os artistas – indicados ou não em outras edições – mesmo os finalistas e vencedores de outras categorias que não a principal, podem concorrer na sexta edição do Prêmio. Quem serão os indicados? Acompanhe os boletins de segunda à sexta da semana que vem.

Artistas indicados PIPA 2015 | Faltam 5 dias para o anúncio

PIPA 2015

Na próxima semana, de segunda à sexta-feira (9 a 13 de março), conhecermos os artistas que irão concorrer à sexta edição do Prêmio IP Capital Partners de Arte – o PIPA 2015. O anúncio acontecerá em três boletins diários, sempre às 11, 15 e 19 horas. Os artistas são nomeados pelo Comitê de Indicação. Cada membro do Comitê pode indicar até três artistas. Como este ano temos 26 indicadores, teremos algo entre 3 (se todos os indicadores indicarem os mesmos artistas) e 78 artistas indicados – se não houver nenhuma coincidência nas indicações dos membros do Comitê. Veja os números de artistas participantes x membros do Comitê ao longo das edições anteriores e acompanhe a divulgação dos indicados no site do Prêmio. Quantos artistas você acha que participarão do PIPA em 2015?

Anúncio dos Indicados | Falta uma semana

127

Falta apenas uma semana para o início do anúncio dos Artistas Indicados ao PIPA 2015. Na próxima segunda-feira, dia 9 de março, começam a ser divulgados os nomes dos selecionados pelo Comitê de Indicação para concorrer na sexta edição do Prêmio. A divulgação se estende até sexta-feira (dia 13). Veja as categorias às quais os artistas indicados estarão concorrendo e saiba mais sobre como será feita a divulgação de seus nomes.

Conheça o Comitê de Indicação do PIPA 2015

PIPA 2015

Veja quem são os membros do Comitê responsável por indicar os artistas que irão concorrer nesta edição do Prêmio. São 26 profissionais brasileiros e estrangeiros que atuam com arte contemporânea, tais como artistas consagrados, colecionadores, curadores, professores, críticos e galeristas, convidados pelo Conselho para indicar, cada um, até três artistas para concorrerem nesta edição. Os indicadores tomam como parâmetro a relevância do prêmio para melhor desenvolvimento e crescimento do artista indicado. Conheça os membros do Comitê do PIPA 2015 e saiba mais sobre as regras para as indicações.

Anúncio dos Artistas Indicados ao PIPA 2015 acontece em março

"Americano", 2013, registro fotográfico de performance, 100x150 cm

Acompanhe no site do Prêmio a divulgação dos artistas indicados ao PIPA 2015, que acontecerá de 9 a 13 de março, com exclusividade no site. Desde que o Prêmio foi criado, em 2010, diversos artistas indicados ampliaram seu reconhecimento nacional e internacional. Dois exemplos disso são Berna Reale e Marcius Galan. Este ano os artistas indicados concorrerão em 4 categorias: PIPA, PIPA Voto Popular Exposição, PIPA Online e PIPA Online Popular. Duas dessas categorias – PIPA e PIPA Online – oferecem ao vencedor a participação num programa de residência artística, além do prêmio em dinheiro. Saiba mais sobre como será feito o anúncio dos indicados ao PIPA 2015, sobre cada categoria às quais estarão concorrendo e veja as trajetórias de Berna Reale e Marcius Galan.

ARCOmadrid 2015 está aberta ao público somente neste final de semana

Ivan Grilo

(Madri, Espanha) Esta semana, a da Folha de São Paulo apontou obra de Ivan Grilo como uma das melhores presentes na feira. A coluna, assinada por Silas Martí, aponta doze obras de diferentes nomes presentes na ARCO, que é grande referência mundial. Também participando da feira Laercio Redondo e Lenora de Barros apresentam trabalhos baseados na temática “O legado das vanguardas latino-americanas”, que reúne diferentes gerações e projetos que explorem os legados das vanguardas expandindo fontes e adaptando estratégias, formatos e estilos. Saiba mais sobre a ARCOmadrid.

Assista | Entrevista com Daniela Name

10404519_10204790932315201_2275340143574780455_n

Ainda hoje serão anunciados os membros do Comitê de Indicação do PIPA 2015. São eles que indicam artistas para concorrer ao PIPA. Orientados a indicar artistas de trajetória recente, e já ter se destacado no circuito, os indicadores devem considerar ainda como parâmetro a relevância do prêmio para melhor desenvolvimento e crescimento do artista. A Coordenação do PIPA evita deliberadamente qualquer definição arbitrária por entendermos que o resultado conjunto das interpretações dos indicadores em sua diversidade seja mais eficiente e justo. Saiba mais sobre o Comitê de Indicação e assista à entrevista feita com Daniela Name – que fez parte do Comitê em 2011 e 2012.

Assista | Entrevista com Michael Asbury

1

Faltam dois dias para o anúncio dos membros do Comitê de Indicação do PIPA 2015. Anualmente de vinte a quarenta renomados profissionais, nacionais ou estrangeiros, que atuam com arte contemporânea são convidados pelo Conselho do PIPA para fazer parte do Comitê. Cada um deles tem como atribuição realizar, até três indicações de artistas com qualificação para participar do PIPA. Em 2011, um dos membros do Comitê – o pesquisador em teoria e história da arte e curador Michael Asbury – concedeu uma entrevista exclusiva para o PIPA. Assista à entrevista e saiba mais sobre o Comitê de Indicação.

Assista | Entrevista com Márcio Botner

1

Na próxima sexta-feira, dia 27, conheceremos os membros do Comitê de Indicação do PIPA 2015. Eles são os responsáveis por indicar artistas para concorrerem na sexta edição do Prêmio. Os membros do Comitê são artistas consagrados, colecionadores, curadores, professores, críticos e galeristas, sendo que estes últimos não podem indicar artistas que sejam representados comercialmente por sua galeria. Em 2011 fizemos uma série de entrevistas com alguns dos membros do Comitê de Indicação daquela edição. Um dos entrevistados foi Márcio Botner, artista plástico e fundador da galeria A Gentil Carioca. Assista à entrevista exclusiva e saiba mais sobre o Comitê.

Assista | Entrevista com Catalina Lozano

1

Na próxima sexta-feira, dia 27, acontece o anúncio dos membros do Comitê de Indicação do PIPA 2015. São eles os responsáveis por indicar os artistas que irão concorrer na sexta edição do Prêmio. Cada membro pode indicar até três artistas, tomando por base que deverá ser um artista com trajetória recente, que já tenha se destacado no circuito da arte contemporânea brasileira. Saiba mais sobre as responsabilidades o Comitê e assista a uma entrevista gravada em 2011 com Catalina Lozano, curadora independente e escritora natural de Bogotá, Colômbia, que foi membro do Comitê de Indicação naquele ano.