Veja as páginas atualizadas esta semana e conheça o trabalho dos artistas indicados

“Desterro”, 2013

Todos os artistas que participam do PIPA, em qualquer edição, têm direito a uma página no site do Prêmio. As páginas dos artistas indicados em 2015 estão sendo criadas ou atualizadas – no caso dos artistas que já participaram do Prêmio em outras edições. Nelas você encontra fotos de trabalhos, currículos, textos críticos, vídeos e o que mais o artista deseje inserir neste espaço de divulgação do seu trabalho. Esta semana os seguintes artistas tiveram suas páginas atualizadas: Gisele Camargo, Ícaro Lira, Juarez Paraiso e Vijai Patchineelam. Acesse as páginas e conheça melhor estes artistas.

Atualizações nas páginas dos artistas | Gisele Camargo e Vijai Patchineelam

“O narrador parado mantem-se ocupado observando”, 2015, fotografia, dimensões variáveis

Todos os artistas que participam do PIPA, em qualquer edição, têm direito a uma página no site do Prêmio para divulgação do seu trabalho. Os artistas indicados em 2015 já começaram a mandar material para terem suas páginas criadas ou atualizadas – no caso dos artistas que já participaram do Prêmio em outras edições. Eles podem enviar todo o tipo de materiais, como fotos, textos críticos sobre seus trabalhos, vídeos, etc. Hoje dois artistas tiveram suas páginas atualizadas com imagens de trabalhos, informações sobre suas carreiras e outros dados: Gisele Camargo e Vijai Patchineelam. Acesse as páginas e conheça melhor estes artistas.

Matheus Rocha Pitta “Fonte para o Manifestante Desconhecido” | Veja imagens da ação

4

Nascido em Tiradentes, MG, Matheus Rocha Pitta foi finalista do PIPA em 2012 e indicado em 2011 e 2013. No último sábado (11), em São Paulo, o artista deu seguimento às experimentações nos limites entre diferentes meios e expressões com a ação “Fonte para o manifestante desconhecido”. Veja algumas fotos do evento tiradas pelo fotógrafo Vitor Salerno, um texto de Germano Dushá sobre a obra, reveja uma entrevista dada por Rocha Pitta em 2011 e saiba um pouco mais sobre sua carreira.

Individual de Rodrigo Braga em matéria do Segundo Caderno do jornal O Globo

Tombo-rodrigo_braga-2-e1427487727378

Foi publicada ontem (13/04), no Segundo Caderno do jornal O Globo, matéria de Daniela Labra sobre a mostra de Rodrigo Braga em cartaz na Casa França-Brasil. O Site specific “Tompo” foi criado especialmente para o vão central do espaço. Ali, estarão dispostas no chão mais de 15 toras de aproximadamente cinco metros de comprimento cada, segmentadas de cinco palmeiras imperiais centenárias. “Tombo” provoca uma imediata relação com as 24 colunas internas do espaço, um dos marcos neoclássicos do país, construído em 1820 pelo arquiteto francês Grandjean de Montigny (1776-1850), para ser a Praça do Comércio, em determinação de João VI. Leia a matéria.

Representante da arte urbana, Antonio Bokel participa do PIPA 2015

Antonio Bokel

Em 2014, depois de circular com exposições por Nova York, Amsterdam, Florença, Madri, Barcelona, Lisboa, Rio e São Paulo, Antonio Bokel comemorava seus dez anos de carreira com a mostra “Na periferia do mundo”, exibida no Rio de Janeiro. Nela o carioca apresentava 30 obras, entre pinturas, fotografias e esculturas. Este ano Bokel, nascido no Rio de Janeiro em 1978, participa do PIPA pela primeira vez. Influenciado pelas ruas, o carioca incorpora e pesquisa a diversidade humana. A desordem e o caos estão presentes no seu trabalho, que é cheio de espiritualidade e questionamento ao conformismo. Cria personagens que saem das telas e vão para as ruas. Saiba mais sobre o artista.

Celina Portella vence nomeação de aquisição EFG/ArtNexus

"Movimento²", 2010, vídeo-objeto, foto de Danielle Spadotto

O EFG Bank e a revista ArtNexus anunciaram nesta sexta-feira, dia 10, que a artista latino-americana nomeada para seu prêmio anual de aquisição é Celina Portella. A carioca – que está expondo até hoje na SP-Arte, em São Paulo – teve o trabalho selecionado por Alexia Tala, curadora e membro dos Comitês de Indicação do PIPA em 2012, 2013 e 2014, e por Celia Sredni de Birbragher, editora da ArtNexus. Saiba mais sobre os objetivos do prêmio, veja imagens de trabalhos de Portella e assista a uma vídeo entrevista gravada com ela exclusivamente para o PIPA em 2013.

Veja as páginas atualizadas esta semana e conheça o trabalho dos artistas indicados

Marilá Dardot

Todos os artistas que participam do PIPA, em qualquer edição, têm direito a uma página no site do Prêmio para divulgação do seu trabalho. Os artistas indicados em 2015 já começaram a mandar material para terem suas páginas criadas ou atualizadas – no caso dos artistas que já participaram do Prêmio em outras edições. Eles podem enviar todo o tipo de materiais, como fotos, textos críticos sobre seus trabalhos, vídeos, etc. Esta semana os seguintes artistas tiveram suas páginas atualizadas com imagens de trabalhos, informações sobre suas carreiras e outros dados: Antonio Bokel, Caetano Dias, Marilá Dardot e Raïssa de Góes. Acesse as páginas e conheça melhor estes artistas.

Divulgados os artistas pré-selecionados para a Bolsa ICCo/SP-Arte

Prêmio ICCo/SP-Arte

A Feira Internacional de Arte de São Paulo realiza até domingo sua décima primeira edição, com mais de 100 galerias de 9 estados do Brasil e 16 outros países, além de uma programação cultural variada. Desde 2013, a SP-Arte e o ICCo – Instituto de Cultura Contemporânea concedem uma bolsa de residência artística para dois artistas representados por galerias participantes da Feira. Essa semana foram divulgados os dez artistas pré-selecionados para a Bolsa e oito deles já foram indicados ao PIPA. Amanhã, dois desses artistas serão nomeados vencedores em evento no Pavilhão da Bienal, durante a Feira. Veja os artistas selecionados.

Residências artísticas | Mapeamento nacional e relação com o Prêmio

Obra de Amilcar Packer

A residência artística internacional sempre fez parte do prêmio dado ao vencedor do PIPA. Nos primeiros três anos os vencedores participavam do programa da Gasworks, em Londres, e a partir de 2013 passaram a participar do programa da Residency Unlimited, em Nova York, EUA. Em 2014 incluimos a residência em território nacional como parte do prêmio pela vitória da categoria PIPA Online. O programa escolhido foi o do Instituto Sacatar, em Salvador, Bahia. No mesmo ano a Funarte lançou o resultado de uma pesquisa inédita sobre residências artísticas no país. O Mapeamento de Residências Artísticas no Brasil, nome dado ao projeto, oferece informações sobre onde estão localizadas, como funcionam, como se financiam e quem são os envolvidos e beneficiados pelas atividades de residência. A publicação conta, dentre outros, com um artigo do artista e curador Amilcar Packer e uma entrevista com Augusto Albuquerque, coordenador do Sacatar.

Ayrson Heráclito chega ao Senegal para período de residência artística

Ayrson Heráclito durante performance recente

Premiado pelo 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, Ayrson Heráclito chegou esta semana ao Senegal para participar de residência artística da Raw Material Company. O artista, que pesquisa a herança e das influências históricas, culturais, sociais e religiosas da chegada dos africanos ao Brasil e, em especial, à Bahia, desenvolverá seu trabalho durante dois meses em Dacar. A Raw Material Company é um centro de arte que promove a valorização e o crescimento da criatividade artística e intelectual na África. Entre as atividades que estão previstas durante o período de residência do artista estão uma exposição na Raw Material e uma performance na Ilha de Gorée, distrito da cidade de Dacar conhecido pelo memorial e pelo museu dedicados à memória do tráfico de escravos africanos.