"Sumidouro", 2013, recibos de cartões de débito e crédito, dimensões variáveis

Lourival Cuquinha

Olinda, PE, 1975.
Vive e trabalha em Recife, PE e São Paulo, SP.

Representado pelas galerias Baró (São Paulo, SP), Amparo 60 (Recife, PE) e Rainhart Gallery (Bruxelas, Bélgica).

Indicado ao PIPA em 2010, 2011 e 2014.

Lourival Cuquinha tem um trabalho que atinge o campo político geralmente partindo de impressões estritas e pessoais. Não tendo chegado ao fim de nenhum curso acadêmico, mas tendo cursado engenharia química, filosofia, direito e historia, passou dez anos de Universidade Federal de Pernambuco (1993 – 2002).

As artes visuais iniciam-se com um coletivo de artistas, Molusco Lama, nos idos de 1996 ou 1997, com muitas ações e performances. Depois de algumas participações em salões e exposições pernambucanas e tendo trabalhado como designer, diretor de clip e cenógrafo da banda Textículos de Mary, participa da “Mostra Rio de Arte Contemporânea” em 2002. Nesta mostra, junto com Daniela Brilhante, é premiado pelo trabalho 1° concurso mundial do Mickey Feio.

Paralelamente trabalha no atelier coletivo Submarino (2002 – 2004) onde expõe e participa de várias obras e ações coletivas, como o nunca finalizado filme da MONGA. Em 2003 faz pela primeira vez o trabalho “Varal”, no SPA – semana de artes visuais do Recife, desde então não para mais de fazê-lo (talvez já esteja na hora, mas adora o processo e alguns trabalhos se tornam autônomos em relação ao artista). Trabalho esse premiado no Olinda Arte em Toda Parte de 2003 e no 7º Salão do Mar em 2006.

Vídeo feito pela Matrioska Filmes com exclusividade para o PIPA 2011.



Posts relacionados


Videos relacionados


Copyright © Instituto Investidor Profissional