“Aparição”, 2010-2011, instalação/negociação, poste de iluminação pública da prefeitura de São Paulo, SP, luminárias, lâmpadas, célula fotoelétrica e fiação, dimensões variáveis

Daniel de Paula

Boston, Estados Unidos, 1987.
Vive e trabalha em São Paulo,  SP.

Representado pela Galeria Jaqueline Martins.

Indicado ao PIPA 2014 e 2016.

Daniel de Paula nasceu 1987 em Boston, nos Estados Unidos. Filho de brasileiros que imigraram para o país, mudou-se ainda jovem para o Brasil onde atualmente vive e trabalha, entre São Paulo e Itapevi, SP. Formou-se em Bacharelado em Educação Artística pela Fundação Armando Alvares Penteado [FAAP] em 2012.

As recentes proposições do artista intencionam ativar e exaurir uma multiplicidade de agentes e relações em um dado contexto espacial. Seu trabalho, que parece investido de vitalidade e uma força silenciosa, potencializa lógicas deduzidas e aprendidas do próprio comportamento e história de objetos, lugares e ações no contexto urbano. As operações utilizadas pelo artista sugerem uma indivisibilidade entre os objetos apresentados e as ações que lhes dão presença e conteúdo. Por meio de estratégias como negociações com e através de estruturas urbanas, deslocamentos de objetos cotidianos, apropriações de equipamento público e interações com os agentes constitutivos do espaço expositivo e seu entorno, seus objetos, instalações e intervenções instauram desarticulações, reconfigurações e ressignificações de sistemas espaciais rígidos e condicionados. Suas manobras recentes intersectam as disciplinas da arte, arquitetura e geografia por meio de uma justaposição de objetos e ações em esferas públicas e privadas.

Site: http://www.danieldepaula.org

Video produzido pela Matrioska Filmes com exclusividade para o PIPA 2014:



Posts relacionados


Videos relacionados


Copyright © Instituto Investidor Profissional