Tatiana Stropp

(ultima atualização em outubro/2018)

Campinas, SP, 1974.
Vive e trabalha em Curitiba, PR.
Representada pela Galeria YbakatuAdelina GaleriaVia Thorey

Indicada ao PIPA 2012 e 2013

Tatiana Stropp vem desenvolvendo um trabalho em pintura de tinta a óleo em placas de alumínio, mo qual a artista usa um procedimento aparentemente simples: listras de cores feitas de uma única pincelada. A paleta de cores resulta das diferentes listras que se sobrepõem e/ou se justapõem horizontalmente e verticalmente.

A partir deste processo simples de pintura, e o rigor de produzir repetidamente as listras coloridas com uma única pincelada, Tatiana Stropp desenvolveu uma técnica de pintura que destaca várias tonalidades de cores, bem como as opacidades e transparências resultantes da acumulação de cores que ocorre na superfície do alumínio. As camadas de tinta finas e transparentes fazem com que as cores se misturem sobre a superfície de alumínio, criando situações de opacidade e reflexão da luz ambiente. É um trabalho simples que começa e termina com cada pincelada, mas que, à medida que as listras de cores se sobrepõem e se entrecruzam, revela um novo universo de matizes, opacidades, reflexões de luz – o simples torna-se complexo.

Site: tatianastropp.com

Vídeo produzido pela Matrioska Filmes, exclusivamente para o PIPA 2013:



Posts relacionados


Videos relacionados


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA